Reserva ambiental

RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural, um compromisso com a conservação da natureza, onde todos os direitos e o domínio sobre a área são mantidos ao proprietário com perpetuidade da proteção e a isenção do ITR. As RPPNs integram o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, possuem maiores chances de apoio a fiscalização e a proteção e também a fundos para investimentos à proteção. Entre as atividades que podem ser desenvolvidas numa RPPN estão o ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica.

 

Diante da magnitude das transformações humanas nas paisagens naturais, surge a necessidade de motivar a criação de mais reservas para proteger e maximizar as potencialidades paisagísticas, as florestas produtoras de O2 e água e os refúgios da fauna Silvestre.

 

Neste sentido Pouso na Serra garante 90 hectares (50% da propriedade) de Floresta Ombrófila Mista, excelente parcela da Mata Atlântica bem preservada onde se observa a riqueza da fauna e flora, com animais em vias de extinção em reprodução, centenas de nascentes e dezenas de quedas d’agua potável. Vários registros foram realizados do Leão Baio = Leão da Montanha, de Jaguatiricas, Veados Mateiros e Macacos Pregos com filhotes, por entre belos exemplares de Cedro Rosa, Canelas e Araucárias. A Avifauna apresenta amostras de aves endêmicas como Grimpeirinho, Papagaio-charão, Pedreiro, assim como do Corvo Branco = Urubu-rei.

 

Ética da Floresta 

Não se esqueça de que a Reserva é um dos poucos lugares, onde podemos apreciar a percepção da vida selvagem em todo seu esplendor. Respeite o ritmo natural deste ecossistema e permita que as gerações futuras desfrutem as maravilhas deste patrimônio.

 

Venha abraçar uma árvore, banhar-se nestas águas puras da montanha, venha plantar a sua própria floresta, ser parceiro nesta preservação. Tenha sua própria Reserva Ambiental ! 

Para saber mais  Clique aqui>

© pousonaserra

jaguata EV22